domingo, 19 de julho de 2009

40 Anos do Homem na Lua

O primeiro pouso do homem na lua foi um dos mais importantes marcos na história da humanidade. Daqui a milhares de anos, talvez vivendo em outro mundo, a crianças serão lembradas desse feito.

Mas, em 20 de Julho de 1969 eu tinha apenas 8 anos, logo era ainda bem infantil. Eu estava na sala da casa da minha tia Mimi onde meu primo Joaquim assistia a TV que passava aquelas imagens da NASA, direto do Cabo Canaveral. Eu não tava dando a mínima para o que rolava naquela TV. Ai eu lembro muito bem que meu primo falou algo mais ou menos assim:

_ Oh Joãozinho, presta atenção na TV, olha só... o homem vai pisar na lua!
Acho que eu não dei muita bola pois ele insistiu:
_ Presta atenção pô! Esse é um momento histórico importantissimo!

Aí, antes de levar um cascudo (rs) eu resolvi prestar atenção e posso dizer: "Eu vi o Armstrong pisar na lua pela TV ao vivo e em preto-e-branco." Ainda me lembro bem das imagens abaixo, como se fosse hoje.



Depois disso, mais crescidinho passei a acompanhar as outras missões Apolo. Ate cheguei a colecionar um album de figurinhas que saiu na época. Foi uma época muito bonita.

Esse e outros acontecimentos fizeram com que minha geração fosse marcada de forma muito especial pelos avanços da ciência e tecnologia. O fato de ter escolhido ser engenheiro mecânico tem muito a ver com isso.

Bem, de tudo o que eu já vi até hoje de filme, documentário, etc. um dos mais impressionantes foi "In the Shadow of the Moon". Um documento fantástico, repleto de depoimentos maravilhosos de brilhantes senhores já idosos que participaram desse feito. Absolutamente emocionante! Não é a toa que recebeu tantos elogios. Abaixo o trailer de lançamento (o filme completo pode ser visto no Youtube, em 10 partes.).





Nenhum comentário: