domingo, 9 de maio de 2010

Era Schumacher

O texto abaixo reflete uma opinião que tenho há muito tempo. Só agora contudo a publico.

Tem uma turma com menos de 30 anos que não teve o privilégio de acompanhar de forma conscientemente a F1 nos tempos de Piquet, Senna e cia. Tudo o que sabem dessa "era dos campeões" é o que leram, ouviram ou assitiram em breves documentários de TV, etc. Mas... não forma marcados por ela.

Mas, essa geração foi marcada pela triste era Schumacher. Vou repetir: Triste era Schumacher. OK! Certamente uma era alegre para os alemães, italianos e patrocinadores dele. Mas, no meu caso, eu quase desisti de acompanhar F1 nesse triste periodo.

Não vou desmerecer o Shumacher. Não seria justo pois não há como negar o grande piloto que foi e é - os números falam por sí. O problema é que, como diz o velho ditado "em terra de cego quem tem um olho é rei".

Então, imagine toda a vantagem do Shumacher teve:
_ Ele, o Schummi que, após a era dos grandes campeões, era um cara com dois olhos numa terra de cegos ou quase (os caras que poderiam lhe fazer face tinham um olho só);
_ Os grandes campeões que teriam também dois olhos para lhe fazer face tinham partido.
E digo mais...
_ Alguns desses grandes campeões como o Senna por exemplo (tinham mais que 2 olhos) e se o Schumacher tivesse que competir com os mesmos jamais teria acumulado a quantidade de titulos que acumulou!

Para mim, que comecei a me interessar por F1 desde o primeiro campeonato do Fittipaldi, tenho certeza: A morte do Senna foi um evento marcante - um divisor de águas.

Existe o antes e o depois da morte do Senna!

O Schumacher, era um piloto notável - em acsensão nos últimos anos do Senna na F1, jamais teria chegado onde chegou se o Senna não tivesse morrido, mas.... triste foi o destino.

Seria do Senna o privilégio de quebrar a marca de Fangio. Seria de Senna o privilégio de correr na Ferrari e leva-la ao topo de novo. Mas isso, não estava escrito nas estrelas, afinal!

Não me incluo naquele grupo que idolatra o Senna. Alias, faço parte de um pequeno grupo que tem a convicção de que o Nelson Piquet foi melhor do que o Senna. Contudo a tragédia tirou o Senna de cena e aí, tristemente para nós brasileiros (e para quem realmente aprecia a F1), deixou os louros que seriam colhidos pelo Senna para o Schumacher.

É triste o destino.

Temos porém um consolo. O Senna entrou para a eternidade como um daqueles corredores míticos. Tão miticos que não poderia sair de cena de uma forma que não fosse marcante para sempre.

Ao Schumaquer restaram os louros que seriam do Senna e que ele não teve quase nenhuma dificuldade de colher. QUE MÉRITO HÁ NISSO ?

João Pimenta

Nenhum comentário: