domingo, 17 de maio de 2009

Video: A história das Coisas - Produção e Consumo Sustentável (Tides Foundation)

Meu amigo Mauricio Nogutti adicionou em seu Orkut um video excelente sobre a questão ambiental e o mercado de consumo. O video tem 21 minutos e vale realmente a pena.

Os engenheiros (eu, o Mauricio e outros amigos), no exercicio de nossas profissões, somos grandes responsáveis pelos impactos (positivos ou negativos) sobre o meio-ambiente.

Embora tenha sido apenas um ato do cerimonial de nossas "festas" de colação de grau, todos nós engenheiros, ao longo de décadas, temos feito um juramento onde as seguintes palavras sairam de nossas bocas

No cumprimento do meu dever de engenheiro,
não me deixarei levar pelo brilho excessivo da tecnologia,
esquecendo-me completamente de que trabalho
para o bem do homem e não da máquina.

Respeitarei a natureza, evitando projetar ou construir
equipamentos que destruam o equilíbrio ecológico
ou que o poluam.

Colocarei todo meu conhecimento científico a serviço
do conforto e desenvolvimento da humanidade.
Assim sendo, estarei em paz comigo e com Deus.

Quem se lembra destas belas palavras ? Gerações de engenheiros as tem pronunciado!

Trazendo então o tema a discussão quero propor o video abaixo que é bastante bem produzido e que acredito contribuirá para alguma reflexão sobre a questão.

Para ver o video click no link abaixo.


Por favor, divulgue esse video as pessoas do seu entorno - é uma maneira de contribuir com a questão.

Nenhum comentário: