domingo, 10 de maio de 2009

Rio 1967

Por sugestão do Karashima acabei revendo um video de 1967 com uma cena do filme "Roberto Carlos em ritmo de aventura". Quando esse filme saiu eu tinha apenas 6 anos de idade - meu conhecimento do filme é posterior (acho que vi numa sessão da tarde da Globo anos mais tarde). Há algum tempo houve uma matéria no Fantástico chamando a atenção para a proeza do piloto do helicóptero na passagem pelo túnel. Para ver o video pode acesse:
http://www.patricksaviation.com/videos/Caribougnal/1694/

A trilha sonora se insere dentro do movimento "Jovem-guarda", fenômeno que sacudiu o Brasil nessa época. Eu era bem pequeno mas lembro por exemplo da moda do "calhambeque" devido aquela musica "meu calhabeque bibi...". Tudo que voce imaginar era vendido na época com o formato de um calhambeque. A influência dos Beatles é nítida em vários detalhes do movimento "iêiêiê" tupiniquim (veja o figurino e corte de cabelo do RC no video).

Esse video vale especialmente pelo registro das imagens aereas do Rio, de um ângulo inusitado. Quanto há isto no site há varios comentários. Um em particular é de especial interesse, foi feito pelo usuário "jasonbrus" e diz o seguinte: I actually feel very sad when I saw this video. This video is supposedly shot 40 yrs ago. If you look compare the view of Rio NOW vs. 40 yrs ago, there is virtually no big change. If you visit any major U.S. cities or even 3rd world countries like China (e.g. City of Shanghai), the city skyline is dramatically different 20 yrs ago vs NOW, let alone 40 yrs. the conclusion is, Rio, if not Brazil in general, has made little or no progress in the last 40 yrs. This is very disappointing.

Aí apareceu um sujeito (Mr.Burns-br) que fez um contraponto esculachando o autor anterior. Ao que parece ele se sentiu agredido e quiz responder dizendo que o Rio cresceu e se desenvolveu muito. Não concordo!

A colocação do usuário "jasonbrus" acima, essa sim é exatamente a impressão que eu tive (e tenho) sempre que vejo as imagens do Rio nesse video. Na verdade, mais que uma impressão, um fato que não se pode negar. Se esse voo de helicóptero for repetido hoje com tomadas dos mesmos angulos a diferença será mínima - sim o Rio Sul Shopping não existia e os morros eram mais verdes - com menos barracos.

Nenhum comentário: