quarta-feira, 20 de maio de 2009

SOLARIS

Quero neste post recomendar a trilha sonora do filme Solaris. Não aquela da versão original russa mas sim da versão de 2002.

Essa trinha pode ser ouvida usando o link,

http://rapidshare.com/files/100336331/Solaris_OST.rar
obtido no site,
http://www.freshwap.net/forums/music/2534-solaris-ost-2002-a.html
onde alguma informação adicional está disponível.

Quando vi essa nova versão do Solaris dirigida por Steven Soderbergh achei paradona como a versão original russa, quer dizer, penso que Soderbergh deve receber algum mérito por ter mantido (até certo ponto) o aspecto contemplativo, introspectivo e mesmo fantasmagórico da versão original, respeitando neste aspecto o trabalho do diretor russo Andrei Tarkovsky.



A versão original é de 1972. Quando passou no Brasil (não lembro bem o ano mas naquele tempo havia um lapso grande entre o lançamento no exterior e a exibição no Brasil, então acho que foi em 74 ou 75) fui sozinho ver o filme num cinema no bairro do Flamengo no Rio (detalhe – eu só tinha 13 ou 14 anos e ia sozinho ao cinema – que não era dentro de um shopping).

O que me atraiu a ir ver o filme foi a publicidade num jornal da época - na sessão de cinema a publicidade dizia bem assim "A RESPOSTA SOVIÉTICA A 2001 !!!". 2001 foi um filme que me impactou muito (melhor dizendo – me impactou profundamente - foi o filme que mais me impactou até hoje) e (voces devem lembrar) naquela época a gente era fascinado pela capacidade da URSS em fazer frente e ultrapassar o USA.

Então, fui logo ver o Solaris.
Bom, o que me lembro é que, estando meio cansado; com o ritmo lento do filme acabei dormindo numa cena em que o casal principal do filme estava num cômodo conversando. Dormi! Quando acordei, o "raio" do casal continuava lá na mesma discussão. O erro foi ir ver o Solaris com uma expectativa da propagada “resposta soviética a 2001”... Nada a ver! Um filme não tem nada a ver com o outro. Além disso, acho que naquela época eu não saberia mesmo captar a mensagem por traz de Solaris (é um filme muito adulto).


Bem, a trilha sonora desta nova versão que lhes proponho de ouvir é de um músico chamado "Cliff Martinez" (Ele tem uma página na web e vi lá que ele já fez várias outras trilhas para filmes de grande divulgação - Trafic, etc.). Acho que o trabalho dele para Solaris foi brilhante. Uma trilha sonora muito adequada.. algo fantasmagórica como tem que ser. Então fica aí a dica. Não deixem de escutar.

Nenhum comentário: