sábado, 30 de maio de 2009

Like tears in the rain

Sou da geração que cresceu em frente a TV, num tempo em que video game nem pensar (senão minha história seria um pouco diferente - quando o Atari saiu fui um dos primeiros a comprar). Bom, o fato é que adoro um bom filme!

Um dos filmes que mais me marcou até hoje foi
Blade Runner o Caçador de Androides do fantástico diretor Ridley Scott. Situem-se por favor... esse filme passou em 1985 (24 anos atrás) e o fantástico Ridley Scott já havia feito Alien o Oitavo Passageiro em 1979 (o único Alien que vale a pena). Mas vamos ficar com o Blade Runner por agora.



Bem, se hoje Blade Runner ainda é um filme impactante, imagine 20 anos atrás! Pois bem, o filme é cheio de aspectos que merecem comentarios mas, por agora o que me estimula é falar sobre a cena final que para mim é a mais marcante. Essa é a cena em que o replicante modelo Nexus 6 chamado Roy depois de uma batalha com o Blade Runner (Harrison Ford) está no dominio da situação e pode dar fim ao seu perseguidor (motivos ele tinha). Porém ele não o faz. Essa cena é fantástica ... tem uma fotografia linda e sobretudo tem as ultimas palavras de Roy que antes de morrer diz,

I've seen things you people wouldn't believe.
Attack ships on fire off the shoulder of Orion.
I've watched c-beams glitter in the dark near the Tannhäuser Gate.
All those ... moments will be lost in time, like tears...in rain.
Time to die.

Pois é... all those moments will be lost in time, like tears in rain. Like tears in the rain! Isso é lindo e nos acorda para nossa miserável condição de mortais! Para quem não sabe, os replicantes eram androides projetados geneticamente para terem um tempo de vida limitado.... mas queriam viver mais.



Those moments will be lost in time, like tears in rain. Não faz a menor diferença mas quero que essas palavras sejam gravadas em minha lápide.

Na web existem vários videos dessa cena. Não é a toa! Abaixo, um deles. Se voce não viu, veja!


2 comentários:

diemnoctis disse...

massa, Pimenta!!
gosto sempre de ressaltar, nessa cena, que o andróide está poupando a vida de seu caçador por um grande respeito à vida! qualquer vida!
por isso o persegue e o salva no último momento... é seu grande gesto pelo outro! uma grande lição de vida!
abração!

João Pimenta disse...

Valeu pelo comentário diemnoctis!
Realmente é uma lição de vida, da parte de alguem que amava muito a vida, como não poderia deixar de ser para um replicante.
Abraço meu amigo!