terça-feira, 26 de maio de 2009

Será .... Jerry Adriani

Era uma noite como outra qualquer em 1985 no Rio de Janeiro. Eu e a Cristina namoravamos em meu Fiat Spazio 147 (foto), na rua onde morávamos em Vila Isabel. O rádio fazia o nosso fundo musical quando, de repente, toca uma música que nunca havia ouvido antes. De imediato gostei do que ouvia... foi assim.... instantâneo.

Prestando atenção na letra, me chamou atenção também de imediato a voz peculiar do cara que cantava.

Não demorou nem um minuto e falei: "
Ei... esse aí é o Jerry Adriani, não é ?!? É a voz dele! Sim, é ele, só pode ser! E contiuei, impressionado: "Pô, que mudança de estilo é essa?!? Que som maneiro!!!" Continuamos ouvindo a música até o fim - excelente! Pensei comigo mesmo, "subiu na minha consideração seu Jerry Adriani!"

Jerry Adriani e Renato Russo

Lembro que não deu pra ouvir que musica era aquela, embora tenha esperado o anuncio.do locutor Só depois fui saber que aquela era a voz do Renato Russo e a música era "Será" do Legião Urbana! Pensei.. "Caramba! Esse cara tem a voz do Jerry Adriani!"

Fiquei fã do Legião prá sempre e cada vez mais conforme fui conhecendo o trabalho dessa maravilhosa banda. Aquela foi uma época muito especial que me alegro ter vivido. A gente cresceu ouvindo bandas estrangeiras (Beatles, Stones, Deep purple, Led Zeppelin, etc.). Banda brasileira de rock não tinha! Quer dizer, eu só me lembro dos Mutantes (tive um LP deles). De repente começaram a aparecer várias bandas super-legais (assunto pra outro post).

Voltando a questão principal, Acho que o pessoal mais novo quando descobre o Jerry Adriani hoje como eu deve se surpreender e dizer: Esse cara canta igualzinho ao Renato Russo. Mas aí eu tenho que responder o seguinte... "peraeh... não é bem isso... o Renato Russo é que cantava igual ao Jerry Adriani!!"

Bom, o pessoal mais novo nem sabe direito que é esse tal de Jerry Adriani. e contudo o cara tem história! Mais de 40 anos de carreira! Surgiu e se destacou com a Jovem Guarda... Foi muito amigo do Raulzito (Raul Seixas) - em 1970 Raul Seixas produziu um disco do Jerry Adriani que incluia algumas composições do próprio Raulzito (Raul Seixas por sinal é assunto para um outro post também).

Pô... mas para mim, lá em 1985, o Jerry Adrianni era o cara que cantava "Doce Doce Amor"... quer dizer, um cara que eu precoceituosamente rotulava como "cantor das empregadinhas domésticas". (podia ser preconceito mas, experimente ouvir "doce doce amor" ainda hoje). O Adriani era um cara que, junto com outros da época poderiamos rotular como "brega". Era presença certa no programa do Chacrinha, por exemplo.

Então, minha surpresa foi grande mesmo, quando pensei que era o Adriani cantando aquela musica (Será).
Hoje, com o recuo do tempo, percebo o Jerry Adriani como um artista que merece respeito... alguêm que, de forma autêntica, surgiu com as baladas doces e ingênuas do "rock and roll" dos anos 60 que depois levaram ao movimento da Jovem Guarda. Jerry Adriani é um excelente cantor, um cara do tempo em que para ser cantor tinha que nascer com vozeirão.

Bom, pra terminar, aqui vão algumas fontes relacionadas:.

Video do Altas Horas (TV Globo) com Jerry Adriani e Legião
http://www.youtube.com/watch?v=3QpT5mvUhSQ

Entrevista do Jerry Adriani onde ele fala da semenhança vocal e outras coisas.
http://www.youtube.com/watch?v=vBk6vafv_Pw

Video do Legião (Será - Ao vivo)
http://www.youtube.com/watch?v=kwlFc244wLc

Site do Jerry Adriani:
www.jerryadriani.com.br

Um comentário:

caverna disse...

Legião Urbana é a maior banda da história do rock nacional. Brasília na década de 80 é um dos poucos cenários nos quais eu gostaria de viver. Plebe Rude, Legião Urbana, Capital Inicial antigo, Aborto Elétrico, muita banda boa numa cidade em construção. Concreto, tédio, rock, seca. Elementos que juntos tem tudo para dar certo, tanto é que deram e até hoje quando se fala em Legião Urbana, se fala em história do rock nacional!

E o Jerry Adriani só por ter alavancado a carreira de Raulzito merece todo o meu respeito e reverência. Pra mim Raul Seixas foi a pessoa mais importante que já passou por este país! (sei que é meio radical, mas não consigo pensar em ninguém mais importante que já tenha pisado neste país)!

Gostei do post professor! Bom saber que o senhor tem um blog!

Um abraço!