domingo, 19 de julho de 2009

40 Anos do Homem na Lua

O primeiro pouso do homem na lua foi um dos mais importantes marcos na história da humanidade. Daqui a milhares de anos, talvez vivendo em outro mundo, a crianças serão lembradas desse feito.

Mas, em 20 de Julho de 1969 eu tinha apenas 8 anos, logo era ainda bem infantil. Eu estava na sala da casa da minha tia Mimi onde meu primo Joaquim assistia a TV que passava aquelas imagens da NASA, direto do Cabo Canaveral. Eu não tava dando a mínima para o que rolava naquela TV. Ai eu lembro muito bem que meu primo falou algo mais ou menos assim:

_ Oh Joãozinho, presta atenção na TV, olha só... o homem vai pisar na lua!
Acho que eu não dei muita bola pois ele insistiu:
_ Presta atenção pô! Esse é um momento histórico importantissimo!

Aí, antes de levar um cascudo (rs) eu resolvi prestar atenção e posso dizer: "Eu vi o Armstrong pisar na lua pela TV ao vivo e em preto-e-branco." Ainda me lembro bem das imagens abaixo, como se fosse hoje.



Depois disso, mais crescidinho passei a acompanhar as outras missões Apolo. Ate cheguei a colecionar um album de figurinhas que saiu na época. Foi uma época muito bonita.

Esse e outros acontecimentos fizeram com que minha geração fosse marcada de forma muito especial pelos avanços da ciência e tecnologia. O fato de ter escolhido ser engenheiro mecânico tem muito a ver com isso.

Bem, de tudo o que eu já vi até hoje de filme, documentário, etc. um dos mais impressionantes foi "In the Shadow of the Moon". Um documento fantástico, repleto de depoimentos maravilhosos de brilhantes senhores já idosos que participaram desse feito. Absolutamente emocionante! Não é a toa que recebeu tantos elogios. Abaixo o trailer de lançamento (o filme completo pode ser visto no Youtube, em 10 partes.).





sábado, 11 de julho de 2009

Que rock-star voce ressucitaria se pudesse?

Não foram poucas as estrelas do rock que nos deixaram precocemente! Perdas que foram sentidas e que a gente nunca deixa de lamentar. Com seria legal se ainda estivessem aqui!

Com isso em mente o site www.thisdayinmusic.com fez um enquete colocando a seguinte pergunta aos internautas:

‘IF I COULD BRING A DEAD ROCK STAR BACK TO LIFE WHO WOULD IT BE?’

É claro, poderiamos perfeitamente considerar nomes do cenário Brazuca tais como de Renato Russo, etc. Contudo, a pesquisa em questão aqui considera apenas estrelas internacionais.

Imagine se voce tivesse por um instante o poder divino de trazer de volta a vida uma das estrela internacionais abaixo, mas só pusesse escolher uma.



Que situação hein...

O resultado?
... Surpreendente!

01. John Bonham

02. Freddie Mercury
03. Elvis Presely
04. John Lennon
05. Jimi Hendrix
06. Kurt Cobain
07. Bob Marley
08. Jim Morrison
09. Johnny Cash
10. Jeff Buckley
11. Stevie Ray Vaughan
12. Dimebag Darrell
13. Frank Zappa
14. Ian Curtis
15. Janis Joplin
16. Bon Scott
17. Jerry Garcia
18. Phil Lynott
19. Karen Carpenter
20. Keith Moon

O primeiro colocado, John Bonham, foi baterista do Led Zeppelin. Acredito que, méritos a parte , deve ser uma grande surpresa para a maioria vê-lo a frente de outras lendas.

[1]
JOHN BONHAM (1948-1980)

JOHN BONHAM - John Bonham nasceu em Redditch, Inglaterra em 31 de Maio de 1948. Ganhou a primeira bateria quanto tinha 10 anos e tocou pela primeira vez em uma banda ainda na escola secundária, a TERRY WEB AND THE SPIDERS. Foi baterista de várias outras bandas locais mas, aos 18 anos conhece o vocalista Robert Plant, com quem vai tocar na BAND OF JOY. Bonzo, como era chamado pelos amigos e depois pelos fãs, depois do fim da Band of Joy, é apresentado, numa noite, a um guitarrista chamado Jimmy Page. Jimmy havia recrutado Robert Plant para a sua nova banda THE NEW YARDBIRDS e Robert Plant já havia falado de John Bonham para ele. Convidado, Bohan aceita entrar para essa nova banda e o TNY estava formado. Keith Moon, baterista do THE WHO, diz sobre a TNY, que ela "iria em frente como um "Zeppelin de chumbo (LED ZEPPELIN)". Então, The New Yardbirds vira LED ZEPPELIN e , sem exagero, conquista o mundo. Em uma festa no dia 24 de Setembro de 1980, Bonzo, conhecido como um bom bebedor, toma 40 doses de vodka em 4 horas! Levado pra casa por um roadie do LED ZEPPELIN, vomita, inconscientemente, a noite toda e se afoga no próprio vômito. Na manhã do dia seguinte, 25 de Setembro, é encontrado morto por John Paul Jones, baixista do LED ZEPPELIN. John Bonham, o magnífico Bonzo, Foi enterrado no dia 10 de Outubro e o LED ZEPPELIN acabou em Dezembro. John Bonham morreu com apenas 32 anos de idade.[2]

Abaixo um video com a parte 1 da lendária performance desse baterista lendário.




Referencias:
[1] http://mob283.photobucket.com/albums/kk293/etong426/john_bonham.jpg
[2] http://www.portaldorock.com.br/comportamento1.htm
Outras fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/John_Bonham
http://whiplash.net/materias/curiosidades/077078-queen.html
http://www.planetnotion.com/news/led_zep_drummer_tops_dead_rock_star_poll_.html

terça-feira, 16 de junho de 2009

A Pecuária e o Desmatamento

Acabei de ver no Jornal da Globo uma noticia formidável (video abaixo) que informa da ação do MP notificando pecuaristas e frigoríficos por crime ambiental associado a devastação da amazônia afim de criar pasto para o gado. Ao mesmo tempo, grandes redes de supermercados irão controlar severamente a origem da carne que comercializam.





Até que enfim alguma coisa de positiva a favor da proteção de nossa natureza tão agredida. Tomara que continue e se aprofunde. Rezo a Deus para que isso tudo não seja "fogo-de-palha".

Lamentável e triste é ler os comentários de muitos brasileiros (link). Me preocupa pensar que dizem essas coisas por convicção, com sinceridade e de forma desinteressada e imparcial. Senão vejamos
Comentario 1: "Produzir maconha pode. Um ministro maconheiro vale mais que o produtor rural. É isso aí fazendeiros, matem os bois e plantem maconha que o ministro participará de passeata para defende-los."
(Minha) Critica: Ora, se o ministro é ou não é maconheiro não tem a menor importância. O que importa é se ele faz bem o seu trabalho. Quando ele age contra pecuaristas criminosos que destroem nossas florestas eu acho que ele faz bem seu trabalho.

Comentario 2: "onde iremos chegar com tudo isso aqui na amazonia, o povo amazonico nao é mais dono dessas terras e sim essas ongs que roubam dinheiro publico a torta e a direita!!!!! vcs deviam é procurar saber como anda a miseria no estado do pará!!!! acabou-se serrarias, nao pode desmatar e agora o gado!!!!!
(Minha) Critica:
a) Se existem "ongs que roubam dinheiro publico" que estas sejam extintas e punidas na forma da lei.
b) quanto a dizer "o povo amazônico não é mais dono dessas terras" eu diria que ele é tão dono das terras amazônicas quanto de outras terras brasileiras, inclusive aquelas que outros brasileiros desmataram. De qualquer maneira, digamos que eles (o povo amazônico) deva ser considerado o dono daquelas terras (as amazônicas)... digamos que isso seja correto. Se assim for, não quer dizer que eles possam fazer o que bem entenderem da amazônia.
c) "vcs deviam é procurar saber como anda a miseria no estado do pará!!!! acabou-se serrarias, nao pode desmatar e agora o gado!!!!!" Mas essa é ótima...francamente...Se as serrarias acabaram, isso me parece bem sintomático não é? Não vai me dizer que se cometeu uma grande injustiça contra todos os honestos donos de serrarias que exploravam a madeira de forma sustentável? Tá bom... A miséria no estado do Pará não pode continuar? Sem dúvida que não! Aliás, também não pode continuar nas favelas do Rio, São Paulo, Belo Horizonte, nas cidades satélites de Brasilia, etc.
também não ... vamos liberar todas as serrarias, pelo menos o povo terá emprego e não passará fome - ao menos até acabar com a floresta.

Comentário 3: "um absurdo isso meu deus, daqui a pouco vao fechar o estado do pará e o greenpeace irá tomar de conta de tudo junto com esse ministro pilantra carlos minc!!!!! queria que ele nao encontrasse carne em lugar nenhum pra comer durante um bom tempo pra ele ver o que é bom pra tosse!!!!! A CARNE VAI R$..."
(Minha) Critica 3: Este compatriota carnívoro que não gosta de letras maiuscula (nem para se referir ao criador) está nos dizendo que, se acabarem as serrarias e os frigoríficos de lá "vao fechar o estado do pará". A vocação do Pará é só essa? A exploração sustentável do fantástico e ainda pouco investigado potêncial da floresta, etc. não vale nada? Quanto a não encontrar carne em lugar nenhum eu, que não sou vegetariano, não tô nem aí. Do jeito que a coisa está alias, já é mesmo dificil comprar carne. Ah sim... ele grita "A CARNE VAI R$..." (acho que quiz dizer que o preço vai subir muito mais ainda) .... pois que suba! Para esse nosso compatriota o churrasco é mais importante do que aquele "mato inútil".

Comentário 4: "quem esta fazendo todo este barulho e o greenpeace! pilatras que vem a mando de outro países para nos prejudicar"
(Minha) Critica 4: Esta é fácil... Não duvido de que há interesses excusos envolvidos. Contudo enquanto isso resultar na defesa e conservação da floresta eu acho é ótimo. Já imaginou onde estariamos (ou ainda chegaremos) se não fossem os interesses de países extrangeiros? E saiba que não há apenas interesses de corporações de fora mal intencionadas - o cidadão está de forma autêntica interessado na preservação das florestas. Tudo estaria muito pior se não fossem pela influencia política externa, disso eu não tenho a enor dúvida!

Os compatriotas que fazem esses comentarios são os mesmos que falam: "Esses extrangeiros intrometidos... só querem sugar nossas riquezas... destruiram as florestas no pais deles e agora querem vir aqui mandar na gente e nos dar exemplo"
Acho incrível como esse tipo de frase convence tanta gente boa, inteligente e honesta! A essa gente proponho a seguinte situação hipotética (muito concreta e comum):

1) um chefe de familia bebado e violento agrediu repetidamente seu filho por anos;
2) anos depois, esse pai se sente arrependido e infeliz;
3) esse pai vê na vizinhança um vizinho que agride seu filho regularmente.
O que deve esse pai fazer? Se esse pai, vendo uma tragédia iminente, for falar com esse outro pai violento seria por acaso correto que ele ouvisse: "Seu intrometido... quem voce pensa que é? Acha que pode mandar na minha casa? Destruiu sua familia e agora quer vir me dar exemplo!"
Ou voce acha que ele deveria ficar omisso e não fazer nada pois não tem moral para isso?

Mas, houve um comentário sensato (para mim pelo menos).
Comentário Sensato: "Muita gente da Amazônia se acha acima da lei e culpa as ONGs por ter que ficar dentro dos limites da lei, como todo mundo. Querem terra pública de graça, querem poder desmatar essa terra de forma ilegal ..."
(Minha) Critica: Concordo mas essa "Muita gente" que faz isso não me preocupa mas sim a da população de que forma sincera mas ingênua faz comentarios como os acima.

Enfim ...comprem carne no onde se pratiquem ações comerciais responsáveis. Se achar que carne está cara, por favor, não vá comprar a mais barata com origem duvidosa. Aceite pagar um pouco mais por um produto comprometido com o seu futuro e o dos seus.

sábado, 6 de junho de 2009

JOY DIVISION

Há algum tempo estou pensando em escrever um post sobre uma banda UK do final dos anos 70 (existiu entre 1976 e 1980) chamada JOY DIVISION. Fico triste por não ter conhecido essa maravilhosa banda em atividade, afinal, teria tudo a ver para alguem na faixa dos 17-19 anos. Mas enfim, só recentemente, acabei sendo levado a conhecer o Joy Division graças a uma pesquisa sobre as influências musicais que fizeram a cabeça do Renato Russo.


Joy Division, 1979, Stockport-UK, Photo © Paul Slattery
Esq.-Dir.: Bernard Sumnerd (guitarra), Ian Curtis (vocal), Peter Hook (baixo) e Stephen Morris (bateria)
http://www.enkiri.com/joy/pics/jd_stockport79_street6.html

Me pergunto por que o Joy Division passou, assim, em branco para mim. Acho que a explicação está (entre outros aspectos) no fato de que eles não chegaram a ser propriamente um sucesso mundial - não houve tempo para isso.... infelizmente! Assim, só aquele pessoal mais antenado com o cenário musical ficou conhecendo o Joy Division na época.

O Joy Division só gravou dois albuns: Unknown Pleasures 1979 e Closer 1980. A razão para a banda ter durado tão pouco deve-se ao suicídio do seu vocalista Ian Curtis que se enforcou em 18-Maio-1980 próximo de partirem para uma turnê nos USA, quer dizer, quando estavam a caminho do topo.

O Joy Division pode ter influenciado o Renato Russo mas, não espere algo parecido com o som do Legião. Da mesma forma, o Joy Division foi influenciado entre outros por Velvet Underground e Kraftwerk mas desenvolveu um estilo proprio que resultou num trabalho que a mim me agrada mais que o de suas influências.

Ian Curtis era a alma do Joy Division. Uma alma triste e perturbada que usava a música para se expressar e que se ajustou com perfeição a um período pós-punk no UK quando uma certo momento depressivo parecia pairar sobre a juventude.


Ian Curtis, Plan K, Bruxelles, 1979, Photo © Philippe Carly
http://www.enkiri.com/joy/pics/ic_brussels79_pl_k1.html



Esqu. Ian Curtis, Queen's Hall, Leeds, 1979, Photo © Robert Ellis
http://www.enkiri.com/joy/pics/ic_leeds79_qu_ha2.html
Centro. Ian Curtis, Queen's Hall, Leeds, 1979, Photo © Kevin Cummins
http://www.enkiri.com/joy/pics/ic_leeds79_qu_ha1_f.html
Direita. Ian Curtis, Mayflower Club, Gorton, 1979, Photo © Paul Slattery
http://www.enkiri.com/joy/pics/ic_gorton79_ma_cl1_f.html

Todo o trabalho que eles deixaram é algo fantasmagórico - realisticamente fantasmagórico, que fala do tormento da alma ... de arrepiar... A presença de palco do Ian Curtis por sua vez é de uma naturalidade e sinceridade impressionante. Como "marca registrada" ele tinha um jeito de dançar descoordenado (que dizem era devido a sua epilepsia) - o Renato Russo por sinal copiou isso. O Joy Division era assim, mais que uma banda entre outras que tocava um som legal, o Joy Division era uma experiência, algo expontâneo sem nada coreografado.


Video com o Joy Division interpretando a canção "Transmission" (começa em 12 s)
http://www.youtube.com/watch?v=orQ73TOhfMQ&feature=related

O suicidio do Ian Curtis sé sem dúvida o lance trágico nessa história toda e que nos faz refletir sobre o que o levou a isso. Existem diversas hipóteses, mas para mim a mais plausível, pelo menos como parte da explicação deve-se a um estado depressivo no qual ele vivnha vivendo um momento de grande tormento existencial, algo bem complexo.

Mas o som do Joy Division é muito melódico, embora complexo, com uma batida contagiante, uso de sintetizadores, um baixo marcante, a voz de Ian Curtis e acordes de guitarra simples e hipnóticos.



Ian Curtis, The Moonlight Club, London, 1980, Photo © Peter Anderson
http://www.enkiri.com/joy/pics/ic_london80_mo_cl2_f.html

Bom... é isso! Escutem o som do Joy Division (Unknown Pleasures, pra começar) mas façam isso quando tiverem tempo, calma e disposição para tal. Mas, se voce é fã de axé, nem tente!

Links recomendados:

domingo, 31 de maio de 2009

I am become death

Neste post registro o depoimento do cientista americano Oppenheimer quando de uma entrevista onde fala das reações após a primeira explosão nuclear realizada com sucesso em 16 Julho 1945 (teste Trinity) pouco antes da bomba de Hiroshima.


Robert Oppenheimer
(1904–1967)

Oppenheimer foi físico teórico e professor de na Universidade da Califórnia, Berkeley, sendo conhecido como "pai da bomba atômica" por ter sido o diretor científico do Projeto Manhattan para o desenvolvimento de armas nucleares pelo Los Alamos National Laboratory, no Novo México.

O depoimento de Oppenheimer é emocionante. Ele menciona o Bhagavad Gita dizendo num dado momento :"Agora eu me tornei a Morte, o destruidor de mundos."

As palavras de Oppenheimer foram:
We knew the world would not be the same. A few people laughed... A few people cried... Most people were silent. I remembered the line from the Hindu scripture the Bhagavad Gita; Vishnu is trying to persuade the prince that he should do his duty, and to impress him takes on his multi-armed form, and says, "Now I am become death, the destroyer of worlds." I suppose we all thought that, one way or another.


Big Boy

Pouca gente sabe ou lembra mas, entre o final dos anos 60 e a primeira mentade dos 70, houve um cara que sacudiu o espaço musical no Brasil. Esse cara se apresentava como "Big Boy" e foi com ele que a sigla DJ começou por aqui.


Big Boy
Newton Alvarenga Duarte (01Jun1943 - 7 Mar 1977)

Eu era bem pequeno - tinha só uns 8 ~ 9 anos de idade, mas lembro bem desse cara na TV ainda em P&B falando de um jeito muito alterado... mais ou menos assim : "Hello hello crazy people... Big Boy comes again...". O cara era mesmo impactante, maior doidão. Para ter uma idéia acesse o audio http://www.vozesbrasileiras.com.br/html/mp3/g/g-big_boy.mp3


Pois bem, descobri um video de um curta em 2 partes no Youtube que fala justamente desse maluco beleza que foi um fenômeno na época. Vale a pena conferir!!! A introdução é meio estranha mas o video é show.
The Big Boy Show (parte 1)
http://www.youtube.com/watch?v=0t6FhgHDMas

The Big Boy Show (parte 2)
http://www.youtube.com/watch?v=5qq_z4ClEzI&feature=related

Outros links:
http://www.htforum.com/vb/archive/index.php/t-97757.html
http://forum.portaldovt.com.br/forum/index.php?s=5299fbbb5528451ac374e18d6691b06c&showtopic=96942&st=0&p=2231903&#entry2231903
http://www.pierdeipanema.com.br/artigo/542/big-boy-disk-jockey-que-mudou-radio


interior do LP Baile da Cueca

sábado, 30 de maio de 2009

Like tears in the rain

Sou da geração que cresceu em frente a TV, num tempo em que video game nem pensar (senão minha história seria um pouco diferente - quando o Atari saiu fui um dos primeiros a comprar). Bom, o fato é que adoro um bom filme!

Um dos filmes que mais me marcou até hoje foi
Blade Runner o Caçador de Androides do fantástico diretor Ridley Scott. Situem-se por favor... esse filme passou em 1985 (24 anos atrás) e o fantástico Ridley Scott já havia feito Alien o Oitavo Passageiro em 1979 (o único Alien que vale a pena). Mas vamos ficar com o Blade Runner por agora.



Bem, se hoje Blade Runner ainda é um filme impactante, imagine 20 anos atrás! Pois bem, o filme é cheio de aspectos que merecem comentarios mas, por agora o que me estimula é falar sobre a cena final que para mim é a mais marcante. Essa é a cena em que o replicante modelo Nexus 6 chamado Roy depois de uma batalha com o Blade Runner (Harrison Ford) está no dominio da situação e pode dar fim ao seu perseguidor (motivos ele tinha). Porém ele não o faz. Essa cena é fantástica ... tem uma fotografia linda e sobretudo tem as ultimas palavras de Roy que antes de morrer diz,

I've seen things you people wouldn't believe.
Attack ships on fire off the shoulder of Orion.
I've watched c-beams glitter in the dark near the Tannhäuser Gate.
All those ... moments will be lost in time, like tears...in rain.
Time to die.

Pois é... all those moments will be lost in time, like tears in rain. Like tears in the rain! Isso é lindo e nos acorda para nossa miserável condição de mortais! Para quem não sabe, os replicantes eram androides projetados geneticamente para terem um tempo de vida limitado.... mas queriam viver mais.



Those moments will be lost in time, like tears in rain. Não faz a menor diferença mas quero que essas palavras sejam gravadas em minha lápide.

Na web existem vários videos dessa cena. Não é a toa! Abaixo, um deles. Se voce não viu, veja!


sexta-feira, 29 de maio de 2009

N'oubliez pas votre brosse a dents!

Durante meu doutorado na Bélgica (1992-1997) como aficcionado em TV que sou, não pude deixar de dedicar grande parte e minhas horas livres para assistir TV - algo natural para alguem da geração que cresceu em frente a TV numa época em que video game não existia.

Neste Blog não tenho a pretenção de falar exclusivamente de temas "sérios", afinal, " a gente não quer só comida". Então, de vez em quando, abordarei algum tema mais digamos "light" ou se preferir, superfluo.



Pois bem... agora quero me referir ao programa de auditório da TV francesa chamado "N'oubliez pas votre brosse a dents!" ou "Não esqueça a sua escova de dentes". Esse título que em principio parece estranho faz na verdade bastante sentido quando se entende a proposta do programa: premiar alguém do auditório com uma viagem com tudo pago para um lugar paradisiaco distante, com um detalhe dos mais importantes - o felizardo saia direto do auditório para o tal lugar!

Todo mundo ia para o auditório participar do programa com passaporte na mão e bagagem. Ai o apresentador perguntava: Voces estão com a escova de dentes de voces ???? E todo mundo levantava a sua escova de dente.

O apresentador por sinal era uma cara extremamente popular chamado "Nagui". Realmente o Nagui era um excelente animador. Ele tinha um outro programa de muito sucesso chamado "Taratata" onde ele entrevistava grandes celebridades da música - grandes estrelas iam ao programa (Taratata é assunto pra outro post).

Ah sim, a escolha do grande sortudo era por disputas sucessivas e um jogo de perguntas e respostas.

Bem, quem quiser ver um video do N'oubliez pas votre brosse a dents! sugiro um dos links abaixo.

Abertura
http://www.dailymotion.com/video/x4ohmm_part-1-noubliez-pas-votre-brosse-a_fun

Casal finalista vencendo o momento decisivo e partindo direto do palco para o Caribe.
http://www.youtube.com/watch?v=6AMv_t-266Y


terça-feira, 26 de maio de 2009

Será .... Jerry Adriani

Era uma noite como outra qualquer em 1985 no Rio de Janeiro. Eu e a Cristina namoravamos em meu Fiat Spazio 147 (foto), na rua onde morávamos em Vila Isabel. O rádio fazia o nosso fundo musical quando, de repente, toca uma música que nunca havia ouvido antes. De imediato gostei do que ouvia... foi assim.... instantâneo.

Prestando atenção na letra, me chamou atenção também de imediato a voz peculiar do cara que cantava.

Não demorou nem um minuto e falei: "
Ei... esse aí é o Jerry Adriani, não é ?!? É a voz dele! Sim, é ele, só pode ser! E contiuei, impressionado: "Pô, que mudança de estilo é essa?!? Que som maneiro!!!" Continuamos ouvindo a música até o fim - excelente! Pensei comigo mesmo, "subiu na minha consideração seu Jerry Adriani!"

Jerry Adriani e Renato Russo

Lembro que não deu pra ouvir que musica era aquela, embora tenha esperado o anuncio.do locutor Só depois fui saber que aquela era a voz do Renato Russo e a música era "Será" do Legião Urbana! Pensei.. "Caramba! Esse cara tem a voz do Jerry Adriani!"

Fiquei fã do Legião prá sempre e cada vez mais conforme fui conhecendo o trabalho dessa maravilhosa banda. Aquela foi uma época muito especial que me alegro ter vivido. A gente cresceu ouvindo bandas estrangeiras (Beatles, Stones, Deep purple, Led Zeppelin, etc.). Banda brasileira de rock não tinha! Quer dizer, eu só me lembro dos Mutantes (tive um LP deles). De repente começaram a aparecer várias bandas super-legais (assunto pra outro post).

Voltando a questão principal, Acho que o pessoal mais novo quando descobre o Jerry Adriani hoje como eu deve se surpreender e dizer: Esse cara canta igualzinho ao Renato Russo. Mas aí eu tenho que responder o seguinte... "peraeh... não é bem isso... o Renato Russo é que cantava igual ao Jerry Adriani!!"

Bom, o pessoal mais novo nem sabe direito que é esse tal de Jerry Adriani. e contudo o cara tem história! Mais de 40 anos de carreira! Surgiu e se destacou com a Jovem Guarda... Foi muito amigo do Raulzito (Raul Seixas) - em 1970 Raul Seixas produziu um disco do Jerry Adriani que incluia algumas composições do próprio Raulzito (Raul Seixas por sinal é assunto para um outro post também).

Pô... mas para mim, lá em 1985, o Jerry Adrianni era o cara que cantava "Doce Doce Amor"... quer dizer, um cara que eu precoceituosamente rotulava como "cantor das empregadinhas domésticas". (podia ser preconceito mas, experimente ouvir "doce doce amor" ainda hoje). O Adriani era um cara que, junto com outros da época poderiamos rotular como "brega". Era presença certa no programa do Chacrinha, por exemplo.

Então, minha surpresa foi grande mesmo, quando pensei que era o Adriani cantando aquela musica (Será).
Hoje, com o recuo do tempo, percebo o Jerry Adriani como um artista que merece respeito... alguêm que, de forma autêntica, surgiu com as baladas doces e ingênuas do "rock and roll" dos anos 60 que depois levaram ao movimento da Jovem Guarda. Jerry Adriani é um excelente cantor, um cara do tempo em que para ser cantor tinha que nascer com vozeirão.

Bom, pra terminar, aqui vão algumas fontes relacionadas:.

Video do Altas Horas (TV Globo) com Jerry Adriani e Legião
http://www.youtube.com/watch?v=3QpT5mvUhSQ

Entrevista do Jerry Adriani onde ele fala da semenhança vocal e outras coisas.
http://www.youtube.com/watch?v=vBk6vafv_Pw

Video do Legião (Será - Ao vivo)
http://www.youtube.com/watch?v=kwlFc244wLc

Site do Jerry Adriani:
www.jerryadriani.com.br

quarta-feira, 20 de maio de 2009

SOLARIS

Quero neste post recomendar a trilha sonora do filme Solaris. Não aquela da versão original russa mas sim da versão de 2002.

Essa trinha pode ser ouvida usando o link,

http://rapidshare.com/files/100336331/Solaris_OST.rar
obtido no site,
http://www.freshwap.net/forums/music/2534-solaris-ost-2002-a.html
onde alguma informação adicional está disponível.

Quando vi essa nova versão do Solaris dirigida por Steven Soderbergh achei paradona como a versão original russa, quer dizer, penso que Soderbergh deve receber algum mérito por ter mantido (até certo ponto) o aspecto contemplativo, introspectivo e mesmo fantasmagórico da versão original, respeitando neste aspecto o trabalho do diretor russo Andrei Tarkovsky.



A versão original é de 1972. Quando passou no Brasil (não lembro bem o ano mas naquele tempo havia um lapso grande entre o lançamento no exterior e a exibição no Brasil, então acho que foi em 74 ou 75) fui sozinho ver o filme num cinema no bairro do Flamengo no Rio (detalhe – eu só tinha 13 ou 14 anos e ia sozinho ao cinema – que não era dentro de um shopping).

O que me atraiu a ir ver o filme foi a publicidade num jornal da época - na sessão de cinema a publicidade dizia bem assim "A RESPOSTA SOVIÉTICA A 2001 !!!". 2001 foi um filme que me impactou muito (melhor dizendo – me impactou profundamente - foi o filme que mais me impactou até hoje) e (voces devem lembrar) naquela época a gente era fascinado pela capacidade da URSS em fazer frente e ultrapassar o USA.

Então, fui logo ver o Solaris.
Bom, o que me lembro é que, estando meio cansado; com o ritmo lento do filme acabei dormindo numa cena em que o casal principal do filme estava num cômodo conversando. Dormi! Quando acordei, o "raio" do casal continuava lá na mesma discussão. O erro foi ir ver o Solaris com uma expectativa da propagada “resposta soviética a 2001”... Nada a ver! Um filme não tem nada a ver com o outro. Além disso, acho que naquela época eu não saberia mesmo captar a mensagem por traz de Solaris (é um filme muito adulto).


Bem, a trilha sonora desta nova versão que lhes proponho de ouvir é de um músico chamado "Cliff Martinez" (Ele tem uma página na web e vi lá que ele já fez várias outras trilhas para filmes de grande divulgação - Trafic, etc.). Acho que o trabalho dele para Solaris foi brilhante. Uma trilha sonora muito adequada.. algo fantasmagórica como tem que ser. Então fica aí a dica. Não deixem de escutar.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Destino das florestas x reforma do Código Florestal

De acordo com noticia no site do CONFEA, em,

"Uma queda de braço entre ruralistas e ambientalistas no Congresso Nacional coloca no centro do debate a reforma do Código Florestal brasileiro. Os ruralistas apontam a necessidade de modernizar a legislação ambiental e fazem propostas que, segundo eles, vão dinamizar a atividade agrícola. Do outro lado, os ambientalistas argumentam a necessidade de preservar os biomas brasileiros e a manutenção do código para a sustentabilidade das futuras gerações."

De que lado voce está ??? Quanto a mim tenho a seguinte posição: DEIXEM AS FLORESTAS EM PAZ, INTOCADAS !!

Alguns podem pensar que estou sendo radical, irracional, ambos, ou coisas piores. É possível mas, essa é minha posição. De qualquer forma, ler que os "ruralistas apontam a necessidade de modernizar a legislação ambiental" só pode ser piada! Acho que a tradução dessa frase é facil, não é ?

Leia a matéria. Comente. De que forma podemos tomar partido ???

domingo, 17 de maio de 2009

Video: A história das Coisas - Produção e Consumo Sustentável (Tides Foundation)

Meu amigo Mauricio Nogutti adicionou em seu Orkut um video excelente sobre a questão ambiental e o mercado de consumo. O video tem 21 minutos e vale realmente a pena.

Os engenheiros (eu, o Mauricio e outros amigos), no exercicio de nossas profissões, somos grandes responsáveis pelos impactos (positivos ou negativos) sobre o meio-ambiente.

Embora tenha sido apenas um ato do cerimonial de nossas "festas" de colação de grau, todos nós engenheiros, ao longo de décadas, temos feito um juramento onde as seguintes palavras sairam de nossas bocas

No cumprimento do meu dever de engenheiro,
não me deixarei levar pelo brilho excessivo da tecnologia,
esquecendo-me completamente de que trabalho
para o bem do homem e não da máquina.

Respeitarei a natureza, evitando projetar ou construir
equipamentos que destruam o equilíbrio ecológico
ou que o poluam.

Colocarei todo meu conhecimento científico a serviço
do conforto e desenvolvimento da humanidade.
Assim sendo, estarei em paz comigo e com Deus.

Quem se lembra destas belas palavras ? Gerações de engenheiros as tem pronunciado!

Trazendo então o tema a discussão quero propor o video abaixo que é bastante bem produzido e que acredito contribuirá para alguma reflexão sobre a questão.

Para ver o video click no link abaixo.


Por favor, divulgue esse video as pessoas do seu entorno - é uma maneira de contribuir com a questão.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Artigo - A importancia do Raciocinio Científico

É raro mas, de vez em quando, se encontra uma artigo como o abaixo numa jornal de grande circulação. Neste caso trata-se do artigo "A Importancia do Raciocinio Científico" de autoria do Prof. José Roberto Castilho Piqueira. Para acessar o texto num tamanho adequado a leitura click no link abaixo.


segunda-feira, 11 de maio de 2009

FEYNMAN - If it disagrees with the experiments then it is wrong

Este post é para colocar em destaque um trecho de uma palestra de Richard Feynman gênial cientista americano ganhador do Nobel de física de 1965.

Reconhecido por muitos como um gênio da envergadura de Einstein, Newton, etc., a encantadora personalidade de Feynman é um aspecto que impactou a todos. Carismático, bem humorado e sempre espirituoso e brilhante, Feynman era alguem que irradiava um brilho contagiante em permanência.

Muito bem, o video abaixo é um trecho de uma palestra de Richard Feynman de 1964 (on how to discover a new law of physics) que conheço há uns 15 anos!

É um video antigo com má qualidade, em P&B mas que momento fantastico! Ver e ouvir Feynman nesse video vale muito a pena. NÃO DEIXE DE VER.

A palestra é, na verdade, uma alusão ao principio básico do método científico. Ainda assim, é ótimo ouvir um gênio da física teórica como Richard Feynman falando, "If it disagrees with the experiments then it is wrong ... in that simple statement is the key of science! It does not matter how beautiful your guess is or how smart you are..."

Isso é algo que precisa ser dito a certos petulantes pseudo-cientistas que se julgam tão geniais que imaginam poder desvendar os misterios mais profundos da ciência, sem sequer levantar da cadeira.

Abaixo a fala de Feynman ...

“First you guess. Don't laugh, this is the most important step. Then you compute the consequences. Compare the consequences to experience. If it disagrees with experience, the guess is wrong. In that simple statement is the key to science. It doesn't matter how beautiful your guess is or how smart you are or what your name is. If it disagrees with experience, it's wrong. That's all there is to it.”

domingo, 10 de maio de 2009

Rio 1967

Por sugestão do Karashima acabei revendo um video de 1967 com uma cena do filme "Roberto Carlos em ritmo de aventura". Quando esse filme saiu eu tinha apenas 6 anos de idade - meu conhecimento do filme é posterior (acho que vi numa sessão da tarde da Globo anos mais tarde). Há algum tempo houve uma matéria no Fantástico chamando a atenção para a proeza do piloto do helicóptero na passagem pelo túnel. Para ver o video pode acesse:
http://www.patricksaviation.com/videos/Caribougnal/1694/

A trilha sonora se insere dentro do movimento "Jovem-guarda", fenômeno que sacudiu o Brasil nessa época. Eu era bem pequeno mas lembro por exemplo da moda do "calhambeque" devido aquela musica "meu calhabeque bibi...". Tudo que voce imaginar era vendido na época com o formato de um calhambeque. A influência dos Beatles é nítida em vários detalhes do movimento "iêiêiê" tupiniquim (veja o figurino e corte de cabelo do RC no video).

Esse video vale especialmente pelo registro das imagens aereas do Rio, de um ângulo inusitado. Quanto há isto no site há varios comentários. Um em particular é de especial interesse, foi feito pelo usuário "jasonbrus" e diz o seguinte: I actually feel very sad when I saw this video. This video is supposedly shot 40 yrs ago. If you look compare the view of Rio NOW vs. 40 yrs ago, there is virtually no big change. If you visit any major U.S. cities or even 3rd world countries like China (e.g. City of Shanghai), the city skyline is dramatically different 20 yrs ago vs NOW, let alone 40 yrs. the conclusion is, Rio, if not Brazil in general, has made little or no progress in the last 40 yrs. This is very disappointing.

Aí apareceu um sujeito (Mr.Burns-br) que fez um contraponto esculachando o autor anterior. Ao que parece ele se sentiu agredido e quiz responder dizendo que o Rio cresceu e se desenvolveu muito. Não concordo!

A colocação do usuário "jasonbrus" acima, essa sim é exatamente a impressão que eu tive (e tenho) sempre que vejo as imagens do Rio nesse video. Na verdade, mais que uma impressão, um fato que não se pode negar. Se esse voo de helicóptero for repetido hoje com tomadas dos mesmos angulos a diferença será mínima - sim o Rio Sul Shopping não existia e os morros eram mais verdes - com menos barracos.

sábado, 9 de maio de 2009

FNM no BR

O FNM voltou a se reunir após a separação 10 anos atrás. Show!
Segundo noticia do obaoba.com a banda pretende incluir o Brasil nessa turnê. Embora isso ainda não esteja confirmado, vamos torcer para que esse retorno do FNM ao Brasil aconteça de fato!


Capa do Album King for a Day, Fool for a Lifetime

Uma entrevista dada pelo Mike Patton (vocal do FNM) em 1991 no Brasil, pode ser vista em 3 partes no YouTube tendo como entrevistador um Zeca Camargo quase irreconhecível.

Página oficial do FNM = http://www.fnm.com/
Twitter do baixista do FNM = http://twitter.com/MRGOULD